segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"PÃO DE AÇÚCAR"

FIGURAS ILUSTRES  COMO O CIENTISTA ALBERT EINSTEIN E O EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS JOHN KENNEDY JÁ PASSARAM PELO BONDINHO DO PÃO  DE AÇÚCAR, ALÉM DOS MUITOS ARTISTAS QUE SE APRESENTARAM NO MORRO DA URCA,PRINCIPALMENTE NA DÉCADA DE 80.
Ficheiro:PaoDeAcucar.jpg
Morro do Pão de Açúcar.
O morro do Pão de Açúcar é um monólito, sendo um bloco único de gnaisse facoidal, rocha metamórfica originária do granito, que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano. Estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos e 395 metros de altura. É circundado por um resquício de mata Atlântica.
É um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Há várias versões sobre a origem do nome. Uma das mais conhecidas indica os portugueses como responsáveis.
Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica (para transportá-los para a Europa), denominada "pão de açúcar". A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
Ficheiro:Rio de Janeiro - Pão de Açucar - Cablecar.jpg
Morro e Bondinho do Pão de Açúcar.
Em 1977, o equilibrista americano Steven McPeak caminhou sobre o cabo do teleférico, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, segurando uma vara metálica como contrapeso.
Uma seqüência do filme "007 Contra o Foguete da Morte", com Roger Moore como James Bond, filmada em 1979, ajudou a promover a cidade e o país no exterior.
Em 1990, uma homenagem ao piloto Ayrton Senna expôs no Morro da Urca um carro de Fórmula 1. E, mais recentemente, em 2004, a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Atenas e em 2007 a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro visitaram o Pão de Açúcar. 
Ficheiro:Sugarloaf Mountain in Rio Brazil - with cloud layer.JPG
Morro do Pão de Açúcar encoberto por nevoeiro.
Vista 180º Enseada de Botafogo.
Vista 180º Enseada de Botafogo.
Vista panorâmica 180º a partir do Pão de Açucar.
Vista panorâmica 180º a partir do Pão de Açucar.
Ficheiro:SugarLoafCablecar.jpg

Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil.
O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da capital fluminense, inaugurado em 1912 e desde então já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual 2.500 por dia.
A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX. O desenvolvimento das técnicas de engenharia levaram, já em 1908, ao engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso a cume do monte.
Quando o bondinho foi construído, só existiam dois no mundo: o teleférico de Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908.
Ficheiro:Bondinho Rio 1940.jpg
Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil: operários fazem a manutenção, na década de 1940.
O bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar.
A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h).
A capacidade atual é de 65 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.
O bondinho foi ainda cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, no qual o agente secreto britânico James Bond (aqui interpretado pelo ator Roger Moore) derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço (Jaws), interpretado por Richard Kiel.
Em 2002, quando completou 90 anos, a data foi comemorada com um grande show do cantor Roberto Carlos, no Aterro do Flamengo.
Nestas nove décadas foram transportados 31 milhões de passageiros (segundo a Riotur.
Diversas personalidades já realizaram o passeio no bondinho. Dentre estas, destacam-se:
John Fitzgerald Kennedy - presidente estadunidense;
Albert Einstein - físico alemão.
Lech Walesa - líder sindical e ex-presidente da Polônia;
Gina Lollobrigida - atriz italiana.
Papa João Paulo II
FONTE DE PESQUISA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia