quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sena Madureira

Ficheiro:Sena Madureira 2.jpg
Sena Madureira é um município brasileiro do estado do Acre. Foi o primeiro município da Regional Purus, situa-se às margens do rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios Macauã e Caeté. É o terceiro município mais populoso do estado e o segundo em extensão territorial.
"Princesinha do Iaco"
História
A cidade foi fundada em 25 de setembro de 1904. Recebeu muitos migrantes, pricipalmente migrantes nordestinos.
Durante os ciclos da borracha cidade se fortaleceu, tornou-se capital do Departamento do 
Alto Purús, chegando a ser um importante centro político de todo o Acre, até então, um território do Brasil.
Geografia
Acesso
Fica a cerca de 145 km da capital do Estado do Acre, pela Rodovia federal BR-364. Sendo hoje o pólo mais importante da Região do Alto Purus, e uma das principais cidades do Estado. Possui uma área de 25 296,70 km², equivalente a 16,62% da área total do Estado. Sua população em 2009 era de 36 166 habitantes, sendo que 62,39% estão localizados na zona urbana e 37,61% na zona rural, gerando uma densidade demográfica de 1,43 hab/km².
Ficheiro:AvenidaSenaMadureira.jpg
Avenida Avelino Chaves, Sena Madureira - Acre.
Limites
Norte com o estado do Amazonas;
Sul, com o município de Assis Brasil;
Leste, com os municípios de Bujari, Rio Branco, Xapuri e Brasiléia;
Oeste com o município de Manuel Urbano;
Sudoeste, com o Peru.
Economia
As atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura, pecuária, esse dois tornaram-se, com o passar dos anos, um dos principais motores da economia. A extração de madeira, castanha e borracha também continuam a ser importantes a cidade, mas não mais como antes. O aquecimento econômico vem do funcionalismo público, comércio e pequenas indústrias, setores estes que vêm crescendo acentuadamente. A cidade já dispõe de vários supermercados de grande porte como a Mercearia Júnior, Mercearia Nascimento, São Felipe, Stock e Supermercado Central; e de hotéis como Rio sena, Avenida e Central.
Educação
Na área educacional o município é assistido pelos sistemas Estadual e Municipal de Ensino, tanto na zona urbana quanto na rural, possui uma única escola de Ensino Médio que oferece apenas um curso (Formação Integral). Assim sendo existe uma grande carência da oferta de cursos técnicos para absorver a demanda que é formada pela Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli.
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Parece ser uma cidade tranqüila...
    Beeeeeeeem mais tranqüila que meu RJ...
    kkkkkkkkkkkk
    Bjus amiga !!!!!!!

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia