*
Créditos da Imagem: Netotheking/ Wikimédia Commons
*
"Terra das Indústrias"
"Maraca"
"Maracanã"
*
Maracanaú é um município da Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, no Brasil.
É o maior centro industrial do estado. É também a terra adotiva do escritor Rodolfo Teófilo e conhecida como a maior cidade-dormitório do Ceará.
Possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Ceará, estando atrás apenas do município de Eusébio.
*
Etimologia
*
O topônimo Maracanaú vem da língua tupi, significando "água de maracanã", através da junção dos termos maraka'nã (maracanã) e 'y (água, rio).
Sua denominação original era Vila do Santo Antônio do Pitaguary.
A partir de 1890, adotou seu atual nome.
*
*
Casa Rodolfo Teófilo
Créditos da Imagem: Netotheking / Wikimédia Commons
*
História
*
O atual território do município, na época da chegada dos primeiros europeus, era habitado pelos índios pitaguaris,[9] Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Dos aldeamentos destas etnias, surgiu o povoamento da Lagoa de Maracanaú e, depois, o das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.
No ano de 1649, estes índios receberam a vista dos holandeses, que cartografaram as roças de mandioca e milho, bem como os caminhos indígenas, durante a expedição em busca das minas de prata na Serra de Maranguape e Taquara.
As ditas roças de mandioca e milho foram expandidas durante o tempo em que Mathias Beck administrou o Ceará a partir de sua base militar e administrativa: o Forte Schoonenborch.
Maracanaú figurou como parte de Maranguape até que este, em 1875, viu-se diante de uma grande transformação, com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem.
No século XX, cresceu o povoamento em torno de quatro instituições: o trem metropolitano - ramal Maranguape/Fortaleza, o Sanatório de Maracanaú (hoje Hospital Municipal), a Colônia Antônio Justa e o Instituto Carneiro de Mendonça – Centro de Reabilitação de Menores.
Nos anos 1970, Maracanaú sofreu uma grande transformação quando foi escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza.
Em 1983, Maracanaú emancipou-se definitivamente de Maranguape, através da ação política do Movimento Pela Emancipação de Maracanaú, um agrupamentos de políticos com interesses diretamente ligados a Maracanaú.
Oa vereadores da Câmara Municipal de Maranguape deram um forte apoio à luta pela emancipação do município.
Após a conquista da condição de município, o primeiro prefeito eleito foi Almir Freitas Dutra.
Ele, no entanto, veio a ser assassinado em 27 de fevereiro de 1987.
A prefeitura passou, então, a ser administrada pelo vice-prefeito José Raimundo.
*
*
Bairro Pitaguary
Créditos da Imagem: Netotheking / Wikimédia Commons
*
Geografia
*
Clima
*
Tropical quente semiárido, com pluviometria média de 1 399,9 mm, com chuvas concentradas de janeiro a abril.
*
Hidrografia e recursos hídricos
*
As principais fontes de água são: Rio Maranguape; riachos:, Santo Antonio, Timbó, Taboqueira e Urucutuba; Lagoas: Marancanaú, Jaçunã, Jupaba e do Mingau.
*
Relevo e solo
*
As principais elevações são: serras da Aratanha e Monguba e serrotes do Padre e Pau Serrado.
*
Vegetação
Vestígios de Mata Atlântica, caatinga e de carnauberais.
Maracanaú possui uma reserva ambiental, a Fazenda Raposa, com cerca de 11 hectares, na qual encontram-se dezessete das 24 espécies de carnaúbas existentes no mundo.
*
Subdivisão
*
O município tem dois distritos: Maracanaú (sede) e Pajuçara.
*
Economia
*
A economia de Maracanaú está centralizado fundamentalmente no setor industrial, devido ao Distrito Industrial de Fortaleza, o qual possui indústrias de: preparação de britamento e outros trabalhos em pedras (não associados à extração); produtos de laticínio (exceto leite); artefatos têxteis de tecidos (exceto vestuário); artigos para cama e mesa e colchoaria; biscoitos e bolachas; calçados de couro, plástico, tecidos, fibras, madeira ou borracha; fungicidas; herbicidas; defensivos agrícolas; massas alimentícias; material elétrico para veículos (exceto baterias) e medicamentos.
A agricultura é também uma fonte de renda do município, com plantações de algodão herbáceo sequeiro e plantas aromáticas e medicinais.
A arrecadação de Maracanaú é a segunda maior do estado.
Maracanaú tem a segunda maior arrecardação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Ceará, ficando atrás apenas da cidade de Fortaleza.
A economia da cidade também é impulsionada pelo seu maior centro de compras: o North Shopping Maracanaú, o único shopping de toda a Região Metropolitana de Fortaleza.
*
Cultura
*
Os pricipais eventos culturais são:
Festa do Padroeiro: São José (19 de março)
São Sebastião (20 de janeiro)
Festival da Poesia (março)
Santo Antônio (13 de junho)
Festival de Quadrilhas (junho)
Dia do Município (6 de março)
Semana da Música (novembro)
*
Política
*
A administração municipal localiza-se na sede, Maracanaú
*
Fonte de Pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.