quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Goiânia

Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás.
É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília, capital federal. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília.
A cidade possui 1.281.975 habitantes, de acordo com as estimativas de 2009 do IBGE, sendo o décimo terceiro município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.150.097 habitantes, o que a torna a décima primeira região metropolitana mais populosa do país.
Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.
Monumento em homenagem ao Pedro Ludovico Teixeira.
Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foram construídas no estilo art déco, entre as décadas de 1940 e 1950, e constituem um acervo significativo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 2003, partes do núcleo central de Goiânia - bem como do bairro de Campinas - foram incorporadas oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional brasileiro.
O acidente radiológico em 1987.
Em 1987, houve em Goiânia o mais grave acidente radiológico já ocorrido no continente americano. Nesta ocasião, contaminaram-se centenas de pessoas com partículas da substância radioativa Césio-137, liberadas de maneira não premeditada, quando dois catadores de lixo desmontaram um aparelho utilizado em radioterapias.
Viaduto da Av. T-63, no cruzamento com a Avenida 85.
Ipê-do-Cerrado em Goiânia.
O clima predominante em Goiânia é tropical úmido.
Vegetação
Goiânia é conhecida por ter o maior índice de área verde por habitante do Brasil e o segundo no mundo, sendo superada apenas por Edmonton, no Canadá, que tem 100 m² de área verde por habitante. Atualmente, Goiânia tem 95 m² de área verde por habitante.
Mantendo uma taxa de arborização de cerca de 30% do seu território, Goiânia dispõe de um bom número de parques municipais, entre eles o Parque Flamboyant, o Vaca Brava, o Jardim Zoológico-Lago das Rosas, o Areião, Bosque Botafogo, Jardim Botânico e o Bosque dos Buritis.
A vegetação natural predominante em Goiânia é de cerrado e consiste de árvores esparsas, de tronco retorcido, bem como de plantas rasteiras.

Parque Flamboyant.
Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados que pertencia ao Shopping Flamboyant. O parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações.
Parque Vaca Brava.
O parque ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e contém um extenso lago e uma floresta com espécies nativas da fauna e flora,além de um 'parquinho'diferente para crianças. O parque conta com uma pista de cooper que rodeia todo o parque.
Bosque dos Buritis.
Situado no centro da cidade, é considerado a área verde mais antiga, distribuído em 120 mil metros quadrados. Possui área de corrida e exercícios, além de três lagos artificiais abastecidos por vários canais subterrâneos. Além do verde, o parque possui um espaço aberto destinado à arte goianiense, chamado de Centro Livre de Artes.
Parque Zoológico.
Foi criado em 1946 e contém cerca de mil animais, incluindo mamíferos, pássaros, e répteis. Possuí cinco canais, além de numerosos lagos.
Goiânia à noite.
Economia.
Pelo fato de ser a capital do Estado, de fazer parte do eixo econômico Goiânia-Anápolis-Brasília e de estar localizada no centro de uma das maiores área agropastoris do mundo, Goiânia tornou-se sede de uma economia bastante dinâmica. Os setores econômicos em que mais se destaca são o comércio varejista, as indústrias de alimentos e de roupas e os serviços. É uma das cidades com menor índice de pobreza do país, não ultrapassa 9%. Possui um dos menores índices de desemprego do país, cerca de 8%.
Palácio das Esmeraldas e Centro Administrativo ao fundo.
A capital goiana possui um grande número de instituições universitárias que recebe estudantes do interior de Goiás e de várias outras cidades brasileiras.
Turismo.
Apontada entre as sete cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, sendo a capital com maior índice de qualidade de vida, Goiânia se orgulha de encantar seus moradores e visitantes. Projetada para 50 mil pessoas, a cidade hoje tem cerca de 1,2 milhão de habitantes, segundo dados do Censo 96 do IBGE, e se destaca também por seu desenvolvimento comercial. Possui oito shoppings centers, mais um está em construção, e 19 centros comerciais de menor tamanho, além de inúmeras concessionárias de veículos nacionais e importados e uma completa rede hoteleira e de clubes. Embora seja capital de um Estado com predominância econômica agropecuária, Goiânia também se destaca por possuir uma respeitável indústria de confecções.
Monumento à Paz
É uma ampulheta de 5m de altura com quinhentas toneladas, que abriga terras de vários países.
Monumento às Três Raças
É o símbolo da cidade. Ao projetá-la, a artista plástica Neusa Moraes simbolizou a miscigenação das três raças: branco, negro e índio.
Art Déco - Estação Ferroviária.
Coreto - uma das obras Art Déco em Goiânia.



Art Déco - Mercado Popular da Rua 74.







Construções em Art Déco
Nos prédios espalhados pela capital goiana, o estilo que inspirou arquitetos do chamado Velho Mundo também influenciou construtores de Goiânia. A cidade e seus pontos em Art Déco são os único patrimônios tombados pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico no país.
Fachada do Palácio das Esmeraldas.

Panorama de Goiânia.
Região Metropolitana de Goiânia
Criada pela Lei Complementar nº 27 de 30 de dezembro de 1999, a Região Metropolitana de Goiânia - RMG engloba onze municípios, incluindo Goiânia. Foi também criada a Região de Desenvolvimento Integrado de Goiânia, que inclui mais sete municípios do aglomerado urbano da capital. A RMG tem por objetivos principais "integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum dos municípios" que a integram. Conceituam-se funções públicas como aquelas que extrapolam o âmbito de apenas um município, passando a ser do interesse simultâneo de dois ou mais. É a região mais expressiva do Estado de Goiás quando se enumeram suas características, como: conter sua capital, cerca de 35% da população estadual, um terço de seus eleitores, cerca de 80% de seus estudantes universitários e aproximadamente 60% de seu PIB. 
Monumento aos três marcos sobre o viaduto Latif Sebba.

Em seu conjunto, a Região Metropolitana de Goiânia não é uma região de elevados níveis agrícolas. Porém, alguns de seus municípios destacam-se em determinados produtos. Salienta-se o alho em Nerópolis, o tomate em Goianápolis e a jabuticaba em Hidrolândia. Como um todo, a Grande Goiânia não se evidencia na pecuária nacional. Todavia, Trindade possui o maior rebanho bovino da região. Goiânia, Nerópolis e Hidrolândia se destacam na avicultura.
Dados divulgados em 2000 pelo IBGE mostram que a Região Metropolitana de Goiânia possuía um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,812, o que fazia desta a décima quarta região metropolitana do país em qualidade de vida. Com a dissolução de seis regiões metropolitanas brasileiras em 2007, entretanto, a Região Metropolitana de Goiânia ascendeu para a nona posição na lista. O IDH da região é um pouco mais elevado do que a média nacional (0,800).
FONTE DE PESQUISA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.